30.9.12

João Páris, Doutoramento em Saúde Pública. Dublin Irlanda

Caros colegas deste país imenso que é o Mundo,

Começo por salutar o organizador por esta iniciativa mas por discordar um pouco da ideia de "abandono".
Não acredito que qualquer um de nós neste blog tenha realmente abandonado o país. Levamos esta nossa cultura e aposto que nas vossas malas de visita de fim de semana aproveitam para trazer um pouco dos nossos chouriços ou bacalhau.
Pessoalmente vejo que viver fora de Portugal é muito mais que uma renuncia ao nosso país mas mais o aproveitamento de oportunidade que este século nos oferece, e uma obrigação de conhecer este mundo. A ideia de "país" também tem vindo se a alterar com a globalização e a multiculturalização havendo cada vez mais esta mistura tão interessante nas mais modernas cidades.

Vivo há 5 anos em Dublin, Irlanda. Fiz Erasmus em Espanha e tive a sorte de fazer um Interrail pela Europa ainda mais novo. Desta forma se fazem os Vascos da Gama de hoje, acredito. E para onde vamos observamos o que há de melhor, desenvolvemo-nos e quem sabe um dia voltaremos ainda mais fortes para ajudar o nosso país. Para aqueles que criticam o Portugal de hoje temos de pensar que esse é o Portugal que não conhece o mundo cá fora, que nunca explorou outras mentalidade de trabalho e outras perspectivas. E por isso concordo com o nosso ministro de trabalhar e viver fora. Porque um dia esses portugueses farão de Portugal um País diferente.


Hoje sou muito feliz com aquilo que conquistei nos últimos anos. A minha paixão pela literatura irlandesa quando era ainda uma adolescente inspirou-me até aqui e ensina-me o seguinte: seguir o instinto e o coração. Num mundo de excessivas opiniões seguir o nosso coração e provavelmente a única certeza que tenho.


Estou neste momento a completar o meu doutoramento na University College Dublin na área de Saúde Pública e Exercício onde desenvolvi um projecto com idosos. Agora a terminar este doutoramento reparo na quantidade de portas que vamos abrindo quando decidimos abrir a primeira. Abrir a primeira porta e sempre mais difícil mas depois tudo se transforma e os nossos olhos passam a ver o mundo também de outra forma vendo em desafios novas oportunidades.

A integração nesta cultura foi excepcional e adoro esta cidade. Contudo, tenho de lembrar que os portugueses são muito unidos o que mostra a paixão que temos pela nossa cultura e raízes.

De concluir que adoro o Porto de onde venho e espero um dia voltar para ser empreendedor. Porque acredito que nos teremos de dar o exemplo em Portugal, ensinar e não esperar que outros com menos sorte do que nos nos dêem esse exemplo.

No final deste ano espero concretizar novas conquistas. Como apaixonado músico e compositor construí a minha banda com franceses e brasileiros. Fico orgulhoso por ter cantado músicas orginais em português pelas ruas e bares de Dublin.


Quando sair de Dublin terei concretizado imensas coisas para o meu coração e novos projetos virão. Mas irei ter com a minha namorada que aqui conheci ao Brazil e com ela viajar pelas terras de Minas Gerais e arredores e com certeza novas portas serão abertas para nós.


As minhas palavras são estas: viajar e abrir novas portas e abrir portas e conhecer-nos melhor e tornar-nos melhores pessoas e profissionais.


Saudações,

João

No comments: